sexta-feira, 4 de julho de 2014


Advocacia no meio social

Advogado não é planta. Não vivemos de vento, sol e água.

Publicado por Paula Carolina Rossi - 2 dias atrás
10
Muito me incomoda a forma como a maioria da sociedade vê os advogados como "não trabalhadores" comuns que como qualquer outro profissional deve receber pelo trabalho desempenhado e visando buscar a valorização de nossa profissão optei por publicar esse texto.
A população tem que saber que:
- Assim como qualquer outra pessoa nós advogados temos contas para pagar,temos família, temos fome e nosso trabalho é sim o meio de subsistência que escolhemos para viver.
- Somos profissionais liberais, ou seja, se não trabalhamos, não ganhamos. Desta forma, quando trabalhamos temos de receber por isso como em qualquer outra profissão.
- Quando contratar um advogado não vá com a ideia de que para ele é interessante receber somente ao final do processo e em alguns casos apenas se a causa for procedente ao cliente pois até o final do processo, seja sentença de 1º grau ou até mesmo ao final de todos os recursos ele ainda precisa se manter vivo.
Advogar é profissão. Caso aceitemos receber ao final seja para lhe ajudar, seja pelo fato de ser interessante ou porque o tipo de processo assim determina (como no caso de ações trabalhistas) entenda que a porcentagem requerida é justa.
Advogar é profissãoParentes e amigos: não é porque o advogado é seu conhecido que ele é obrigado a fazer tudo de graça ou por valores irrisóriosVocê é cliente como qualquer outro e deve ser atentar à tabela oficial da OAB. Isso não é falta de respeito, isso é advogar.
Advogar é profissão. O Poder Judiciário ainda não é tão célere quanto gostaríamos que fosse, então, queridos clientes, se o seu processo está demorando muito provavelmente a culpa não é do advogado pois além de sua ação outras inúmeras tramitam no mesmo local, perante o mesmo Juiz. Nós advogados queremos o final da demanda tanto quanto você, acredite. Portanto, mantenha calma que ela será resolvida uma hora ou outra.
- NADA na Advocacia é fácil. Se fosse fácil ninguém procuraria um advogado mas sim resolveria por si só suas questões. Valorize seu advogado com pagamentos justos: nós pagamos mensalidades, transporte, alimentação, impostos, compramos livros, cursos de especialização, fizemos 5 anos de faculdade, estudamos, nos dedicamos, pesquisamos e gastamos nosso tempo analisando e estudando cada processo em minúcias.
- Não existe apenas uma "defesinha", uma "cartinha", um "contratinho", uma "açãozinha" - qualquer requerimento é uma defesa ou inicial e tem que ser pensado, estudado, analisado e é claro, cobrado. Cada ação realizada é como um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou até mais em que o objetivo não é ser aprovado na faculdade mas sim lutar pelo SEU direito. Portanto, é justo que sejamos recompensados (leia-se pagos honorários advocatícios) por isso.
- Advogado não é caro como se pinta na sociedade. Se todos conhecessem 1% da dificuldade que é advogar ninguém pensaria assim. Apenas para elucidar, imagine a seguinte situação: Você entra em um consultório médico particular para realizar um longo tratamento. Faz a consulta, pega as informações necessárias, conversa com o médico, ele lhe receita medicamentos. Você então chega para ele e diz: "Dr., só posso te pagar no final do tratamento, isso se eu melhorar." Não há condições, não é mesmo? Ao advogado também não.
- Se você realmente não tem a menor condição de contratar um advogado, assim como vários outros profissionais liberais, o Estado lhe oferece a Defensoria Públicaem que advogados pagos pelo Governo lhe auxiliarão em seu processo gratuitamente, portanto, se este é seu caso procure-a em sua cidade.
- Advogar exige muito mais do que digitar uma petição: exige pesquisa, tempo, dedicação, empenho, paciência. Estas são coisas abstratas que muitas pessoas não conseguem enxergar mas que são intrínsecas à profissão de um advogado.
- Existem sim advogados ruins assim como em qualquer outra profissão: há médicos ruins, engenheiros ruins, professores ruins, vigilantes ruins, faxineiros ruins e etc, portanto, é necessário extirpar a visão arcaica de que todos os advogados são corruptos, safados e ladrões.
Nós estamos aqui para lutar por seus direitos com decoro e honestidade. Advogar é coisa séria.Respeite nossa profissão!
Advocacia no Meio Social
Texto elaborado pela Advogada Lorraine Cordeiro - OAB/ES com edições e adições efetuadas pela advogada Paula Carolina Rossi Claro, inscrita na OAB/SP subseção de Jundiaí/SP, proprietária da Advocacia Rossi Claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário