domingo, 21 de dezembro de 2014

Saiba como instalar o 'kit economizador de água' que será distribuído pela Sabesp

Saiba como instalar o 'kit economizador de água' que será distribuído pela Sabesp


Como medida para conter a crise hídrica em São Pauloo governo estadual vai distribuir "kits economizadores de água" para todos os clientes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na Região Metropolitana a partir de janeiro. As peças são redutores de vazão para serem instalados nas torneiras e reduzem a saída de água. 

A instalação é simples e não requer contratação de encanador. O primeiro passo é fechar o registro geral. Depois, deve-se desenroscar a torneira. A maioria pode ser retirada sem o uso de chaves. Após retirar a torneira, deve-se posicionar o anel na saída de água, entre o cano e a base da torneira (veja no vídeo acima).

Redutor de vazão em chuveiroUma torneira de pia ou tanque consome em média 15,6 litros por minuto. Com o restritor de vazão mínimo (6 litros/minuto), o consumo cai para 6 litros por minuto,segundo a Sabesp.
Em cinco minutos de lavagem de louça, por exemplo, são economizados 48 litros, quase metade do consumo diário de 110 litros de água considerado ideal por habitante pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em torneiras com vazão maior - média de 25,2 litros/minuto - a economia chega a 19,2 litros/minuto com o mesmo redutor. Nos cinco minutos de lavagem de louça, a peça impede que 96 litros de água sejam usados sem necessidade.

Além do redutor de vazão, há outra peça simples que pode ser instalada na torneira para economizar e manter o conforto na hora do uso. Chamado de “arejador”, ela tem a função de misturar ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume e direcionando o jato. Por isso, quanto maior a pressão, maior a economia, que varia entre 50% e 80%, segundo fabricantes (veja aqui como instalar).
FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/saiba-como-instalar-o-kit-economizador-de-agua-que-sera-distribuido-pela-sabesp.html?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário