quarta-feira, 11 de maio de 2016

Multa de trânsito pode virar advertência

Multa de trânsito pode virar advertência

Motorista pode pedir que a 1ª infração de trânsito leve ou média em 12 meses seja trocada por advertência
O requerimento deve ser enviado ao mesmo órgão que fez a autuação
José Patrício/Estadão
O requerimento deve ser enviado ao mesmo órgão que fez a autuação
Pouca gente sabe, mas o motorista que cometer uma infração de trânsito leve ou média tem direito a pedir a aplicação de uma advertência, ao invés de pagar multa e ter pontuação lançada na carteira de habilitação. Para isso, ele não pode ser reincidente na mesma infração nos 12 meses anteriores.
 
Para pedir essa substituição, o interessado deve apresentar um requerimento dentro do prazo para enviar a defesa prévia. Esse prazo é de 30 dias, contados a partir da data em que foi emitida a notificação de autuação.
Nessa notificação, que é o documento enviado por carta ao condutor, dando ciência de que uma infração foi registrada, consta o nome do órgão autuador. A advertência por escrito só poderá ser pedida ao Detran-SP se a infração tiver sido registrada pelo próprio Detran-SP.
Para agilizar o processo, o requerimento pode ser feito online pelo portal www.detran.sp.gov.br. Basta entrar na área “Serviços Online” e clicar na opção ”Solicitar e acompanhar recurso de penalidade”. Por questões de segurança, antes disso o usuário terá de fazer um cadastro para obter um login e senha de acesso. Depois, deverá preencher, imprimir e assinar o formulário disponível na própria página, digitalizá-lo (usando scanner ou tirando uma foto) e enviá-lo junto com os outros documentos necessários (listados no link http://scup.it/a9my) para a análise do requerimento. 
 
Para analisar o pedido, o Detran-SP irá considerar não apenas a infração cometida, mas todo o histórico do condutor. A concessão da substituição da multa por advertência é facultativa ao órgão de trânsito - ou seja, pedir a advertência não significa que ela será concedida.
Outros órgãos. Nem todas as infrações são autuadas pelo Detran-SP. Esse órgão fiscaliza, por exemplo, a validade de documentos de porte obrigatório (CNH do condutor e licenciamento do veículo), as condições do veículo e eventual embriaguez ao volante.
Nas infrações registradas por outro órgão (que é indicado na notificação), como órgãos rodoviários e prefeituras, é para esse órgão que o motorista deverá enviar o requerimento, acompanhado do seu histórico de prontuário - que também pode ser obtido no site do Detran, em “Serviços Online” e "Consulta de pontos da CNH".
FONTE: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/servicos,multa-de-transito-pode-virar-advertencia,28511,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário